quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bullying em contexto escolar

O conceito de bullying é o mais variado, em geral, é descrito como atitudes de intimidação, agressão física e psicológica e abuso sistemático do poder. O bullying se encontra presente, possivelmente, em diversos comportamentos, tais como, apelidar, ofender, zoar, gozar, sacanear, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, chutar, empurrar,  quebrar pertences, etc. Pode também ser praticado por meios eletrônicos. Mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulam por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), pagers e celulares. O bullying é disseminado por todas as classes sociais, em escolas públicas e privadas, podendo se manifestar verbalmente, fisicamente e psicologicamente, e de forma diferenciada entre gêneros.
A vítima costuma ser a pessoa mais frágil, com algum traço destoante do “modelinho” culturalmente imposto pelos seus pares, traço este que pode ser físico (uso de óculos, obesidade, alguma deficiência, muitas espinhas), emocional (timidez, introversão) ou relacionada a outros aspectos culturais, étnicos ou religiosos. Sem esperanças quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo e com dificuldades para novas amizades, algumas vítimas crêem ser merecedores do que lhes é imposto. Têm poucos amigos, são passivas e não reagem aos atos de agressividade sofridos.
O agredido costuma ser uma pessoa que não dispõe de habilidades físicas e emocionais para reagir, tem um forte sentimento de insegurança e um retraimento social suficiente para impedi-lo de procurar ajuda.A barreira do silêncio ajuda a perpetuar o bullying. As vítimas relutam em contar o que estão sofrendo por terem medo de represálias e por achar que suas experiências podem não ser levadas a sério.
Em termos gerais, são normalmente rejeitadas pelos pares, ficam isoladas, sem amigos e sem proteção pessoal, sendo mais expostas à rejeição e à agressão social.
Os espectadores, representados pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência, se sentem incomodados, mas se calam em razão do temor de se tornarem as próximas vítimas. Sua omissão pode estar também relacionada ao prazer com o sofrimento da vítima e pelo medo de assumir a identidade de agressor.

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