terça-feira, 20 de dezembro de 2011

TICs

Tecnologia da Informação e Comunicação

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).
 O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos. Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais.
Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.
 
 A Tecnologia nos Dias Atuais
Especialmente computadores e periféricos de informática, tem crescido muito e tem permeado todas as áreas de nossas vidas.  Para os jovens, o uso da Internet, por exemplo, desempenha um papel importante nas relações com os amigos, família e escola. A Internet está se tornando um recurso cada vez mais importante em nossa sociedade envolvendo atividades como:
Educação
 Transações comerciais.
Correspondência pessoal.
 Pesquisa e busca de emprego...
Essas atividades são cada vez mais utilizadas na forma digital e, portanto, elevar a qualidade do ensino e da inclusão digital, aumentando o número de pessoas utilizando as ferramentas de tecnologia da era digital, é um objetivo que precisa ser alcançado.O próprio conceito da internet não seria possível sem a tecnologia. A rapidez no crescimento de informações não seria possível sem esta tecnologia.  Desde o início da era do computador, os pesquisadores educacionais e profissionais de diversas áreas afirmam que o uso da tecnologia nas escolas deve ser concomitante à reforma da própria escola.  As novas tecnologias estão andando a passos largos e a educação não pode ficar de fora. Os recursos devem ser bem-aproveitados e introduzidos corretamente na vida dos alunos. Para isso, é necessário um planejamento prévio efetuado pelos professores para que os conteúdos sejam uma extensão da sala de aula.
A conclusão é que o sucesso da educação passa pela integração dos recursos tecnológicos aos recursos já existentes na escola.

Um comentário:

  1. Olá, acadêmicas da UVA:

    A pesquisa realizada por vocês está dentro dos objetivos propostos, vale ressaltar que:

    A Tecnologia Educacional oferece várias possibilidades em sala de aula, pois constatar a presença da tecnologia no dia-a-dia de nossa vida é muito simples: basta olhar para algumas máquinas e equipamentos que nos cercam como por exemplo, a televisão, o computador, os jogos eletrônicos, o telefone, os aparelhos de CD e DVD e mais recentemente MP8. Diante dessa realidade a tecnologia deve estar também nas nossas escolas pois amplia os nossos horizontes, e os alunos tendem a interagir pedagogicamente com ela de modo crítico e criativo, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais atuantes na sociedade tecnológica que vivemos.

    Forte abraço!

    Professora: Maria Laetitia

    ResponderExcluir