terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os Grandes Mestres da Educação

       
Vigotsky (1998) postulava que os processos psicológicos superiotes aparecem   superiores primeiramente nas relações sociais sob a forma de processos interpessoais,passando para processos intrapessoais ou individuais. Os cursos na modalidade on line que utilizam os recursos das NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) podem beneficiar-se desses fundamentos teóricos, pois possuem estruturas de interação entre alunos, professores, ambiente computacional e sistemas de signos que favorecem as relações sociais e o aprendizado.
             A educação on line pode estar alicerçada nos fundamentos da teoria sócio-interacionista de Vigotsky, que postula que os processos psicológicos aparecem primeiro nas relações sociais, e que utilizam tanto os instrumentos físicos, que podem alterar  o ambiente, como os psicológicos, que alteram as capacidades mentais; nos dois casos com o necessário apoio da linguagem verbal. Nesse sentido, a educação on line com o emprego das NTIC oferece as condições necessárias para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo eficiente e eficaz, mas, para que esse objetivo seja alcançado, há necessidade de que o curso seja estruturado com processos interativos que favoreçam a construção de um ambiente de conhecimento e colaboração entre os participantes, ambiente em que o professor possa orientar e acompanhar o aprendizado do aluno, ajustando a ajuda na construção de novos conhecimentos sempre que necessário. O emprego das NTIC na educação por si só não substitui o professor, pelo contrário, integra-o em um outro conceito de curso que favorece a criação de uma aprendizagem para a autonomia, com participação ativa do aluno em seu próprio aprendizado. Embora o acompanhamento do aluno nesse processo não seja presencial, deve manter a sensibilidade e a afetividade necessárias aos relacionamentos humanos
    
                  
  A emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação no mundo contemporâneo, modificou a forma do indivíduo comunicar-se, interagir, trabalhar, viver e aprender, obrigando-o a romper com o familiar e o conhecido, para adaptar-se ao diverso. Em sintonia com as mutações socioculturais, a Biblioteca Digital Paulo Freire disponibiliza conteúdos filosóficos, sociológicos e educacionais destinados a pesquisadores, estudantes e professores com o propósito de fortalecer o debate, o ensino, a pesquisa e a reflexão sobre questões educacionais na sociedade tecnológica e multicultural, bem como promover a inclusão de cidadãos (ãs) no mundo do conhecimento, do saber e da cultura. A busca e a recuperação do conteúdo freireano foram desenvolvidas a partir de documentos impressos e eletrônicos disponíveis nas unidades de informação em que se aplicou a técnica de organização, seleção e processamento da informação, com o objetivo de disseminar o pensamento freire. A consolidação desta pesquisa teve como objetivo a construção da Biblioteca Digital Paulo Freire concebida como eixo norteador do alargamento e da implementação de oportunidades de aprendizagem aberta e de participação dos cidadãos info-pobres no mundo da revolução digital que afeta, cada vez mais, a vida cotidiana brasileira em seus aspectos globais, regionais e locais. A idéia básica é a de que os produtos e as novas leituras e reflexões sobre a vida e a obra de Paulo Freire geradas na Biblioteca Digital Paulo Freire possam trazer a possibilidade de uma nova reorganização dos modos de registro e produção do conhecimento, modificando, de forma permanente, a forma de lidar com a informação na sociedade do conhecimento.

As Tecnologias de Comunicação, mesmo as mais avançadas, não são capazes de construir por si próprias novas formas de saber e de inteligência. Isso porque, seu impacto sobre as existências individuais e coletivas depende diretamente da habilidade das pessoas que as utilizam.
A afirmação é do filósofo francês Pierre Lévy, celebrado como um dos pensadores de ponta da cibercultura. Afinal, defende o criador do conceito de inteligência coletiva, ao longo da história, os seres humanos vêm se adaptando a padrões estabelecidos pelos mais diversos tipos de equipamentos, dos telefones convencionais aos tablets, fazendo os mais diversos usos deles. É a habilidade demonstrada pelas pessoas na interação com os equipamentos que torna mais ou menos ricas a produção e a transmissão de informação mediada pela tecnologia e, consequentemente, o processo de produção do conhecimento. Leia, a seguir, a íntegra da entrevista coletiva concedida por Lévy recentemente em São Paulo e da qual a Pré-Univesp participou.
                

PIAGET: UMA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO
 
         
Não é livre o indivíduo submetido à repressão da tradição ou da tradição reinante, que se submete de antemão a qualquer decreto da autoridade social e permanece incapaz de pensar por si próprio. Não é livre, também, o indivíduo cuja anarquia interior impede de pensar e que dominado por sua imaginação ou fantasia subjetiva, por seus instintos e sua afetividade oscila entre todas as tendências oscilatórias de seu eu e de seu inconsciente. É livre, no entanto, o indivíduo que sabe julgar, e cujo espírito crítico, sentido da experiência e necessidade de coerência lógica se colocam ao serviço de uma razão autônoma, comum a todos os indivíduos e que não depende de nenhuma autoridade externa.
(Jean Piaget, Conferência apresentada no 28º Congresso Suíço dos professores, em 08/07/1944, em Berna.)
 Piaget: um pouco de sua vida e de sua obra  
Nascido, em Neuchâtel, Suíça, a 9 de agosto de 1896, Jean Piaget desde muito cedo revelou suas qualidades de investigador da natureza, dedicando-se ao estudo dos moluscos da região. Seguindo um itinerário rigorosamente coerente, Piaget passou por quase todos os domínios do conhecimento, até chegar à lógica formal e à teoria da ciência.
Foi, entretanto, como epistemólogo que Piaget deixou sua maior contribuição para área da educação. Sua história mostra que jamais foi sua intenção escrever um manual por meio do qual o professor aprendesse a ensinar; a educação é que soube extrair da sua teoria, subsídios para melhor entender o desenvolvimento infantil.
Saltini (1999, p.160) relata que em 1979, teve a oportunidade de convidar Piaget a participar de um congresso a ser realizado no Brasil. A resposta foi a seguinte:
O papel do educador na perspectiva piagetiana
É fundamental refletir sobre o papel desempenhado pelo professor na perspectiva piagetiana. Nela, a atuação do educador é de relevante importância na medida em que será ele o responsável pela qualidade das interações estabelecidas na sala de aula. É por isso que as relações entre o educando e o objeto do conhecimento, entre os próprios alunos e entre estes e o professor dependem dessa mediação (do professor).



Estes são alguns dos grandes metres da educação que fizeram  história na Tecnólogia da Informação.

Um comentário:

  1. Olá, acadêmicas da UVA:

    A pesquisa realizada por vocês, a respeito dos Grandes Mestres da Educação, não contempla totalmente os nossos objetivos, pois sentimos falta de uma introdução sobre a relevância da temática em pauta, de uma conclusão e evidentemente das referências que subsidiaram suas pesquisas. Entretanto, os mestres citados, deram suas contribuições bastante significativas em relação ao uso e compreensão das TIC's no contexto escolar.

    Abraços virtuais!

    Professora: Maria Laetitia

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